DICAS

Agulha para iscar

03/09/2012

Hoje em dia, um grande amigo dos pescadores de praia é o fio elástico. Inicialmente, esse produto, que  era utilizado na confecção de roupas (punhos, golas e barras), acabou sendo uma grande descoberta também para a pesca, pois ajuda a prender a isca ao anzol, evitando que ela caia na hora dos arremessos.
Junto com o fio elástico veio um tubo de inox utilizado para ortodontia, que é usado para iscar.

Eles são vendidos em lojas especializadas em hastes individuais, cada uma mede 35 cm, com medidas entre 1,5 e 2 mm, o que nos possibilita fazer pelo menos duas com cada uma.

Para confeccioná-la basta fazer em uma de suas extremidades um acabamento em 45°, com a ajuda de uma lima, retífica manual ou até mesmo um esmeril. Em seguida, abra um pequeno rasgo que vai servir para encaixar o anzol. Procure não deixar nenhuma rebarba, pois isso pode acabar machucando a mão, danificando a ponta do anzol, além de marcar a linha durante a sua retirada.

Podemos usar este acessório transpassando a isca com ela e amarrando com o fio elástico.

Outro modo é encaixar a ponta anzol no rasgo e manter a linha esticada, colocando a isca paralelamente, para depois fazer a amarração. Em ambos os casos procure não apertar muito; basta algumas voltas para que ela fique bem firme e pronta para ser utilizada.

Ela é bastante eficiente para iscar camarão (inteiro e filé), corrupto (vivo e desidratado) e tatuí. Vejam as imagens de como é muito fácil a sua utilização, sendo que no caso do camarão o pescador poderá amarrar vários simultaneamente, agilizando o processo de iscar, principalmente quando se está pescando com vários equipamentos, ou se os peixes estão muito ativos.

Agulha para iscar

PLATAFORMA DE PESCA